Qual a melhor bíblia de estudo e o que há de diferente em cada uma delas ?

Temos muitas, muitas bíblias de estudo mesmo e as vezes bate uma dúvida sobre entender o que há de melhor entre essa grande variedade. Não daria pra eu citar todas e nem é minha intenção, algumas em específico me chamam mais a atenção. Vamos a algumas delas agora. A verdade é que não há “A melhor bíblia de estudo”, pois cada uma foca em determinada área e contribuirá de alguma forma em seus estudos.

10 Bíblias de Estudo que recomendo

1# Bíblia de Estudos NVI

bíblia de estudoEssa bíblia NVI é realmente muito boa, uma qualidade que a NVI tem é sua tradução menos erudita que a Almeida (Gosto dessa versão também, isso é só pra mostrar a diferença), a questão da tradução ser diferenciada, possibilita aos leitores entenderem com mais facilidade alguns textos, pois vários termos são traduzidos por nomes mais populares. A bíblia possui:

  • Introdução explicativa em cada livro com esboço e história breve do autor
  • Comentários no rodapé sobre muitos versículos (em alguns capítulos chega a ser quase versículo por versículo)
    • Sobre os rodapés, nunca confie de vez, compare com outras referências e etc, lembre-se, você é um estudante da Palavra.
  • Tabela de pesos e medidas
    • Traduzindo todos aqueles termos como: Côvados e diversos outros utilizados que antigamente eram muito comuns e em nossos dias pra muita gente fica difícil entender.
  • Índice de assuntos
  • Índice de notas
  • Índice de mapas
  • Concordância bíblia abreviada
  • Índice de mapas coloridos

Enfim, é uma excelente bíblia, particularmente gosto muito de sua linguagem.

2# Bíblia NVI em ordem cronológica

biblia em ordem cronológicaA bíblia em ordem cronológica é excelente para estudar (especificamente), sabemos que nossas bíblias de uso habitual, não estão em ordem cronológica (ordem dos acontecimentos com data o mais correta possível), não se pode dizer exata, mas historicamente as mais corretas datas. Nessa bíblia por exemplo você não terá como primeiro versículo Gênesis 1:1 e sim, João 1:11

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio

No segundo versículo vem o termo DECLARAÇÃO e como referência, Salmos 90:2

Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade em eternidade tu és Deus.

E sim, agora vem Gênesis 1, esse tópico é grande e tratado como: Eternidade passada. Sua linguagem é de fácil compreensão como mencionei na primeira bíblia e com certeza essa é uma que você deve ter em sua casa para estudos, facilita muito pra entender contextos históricos e correlação de livros com autores contemporâneos.

3# Bíblia King James

King James bíblia de estudoA bíblia King James é com certeza uma excelente bíblia de estudos, muito conhecida por sua linguagem bem atual, porém com uma grande proximidade dos originais. Essa bíblia é realmente excelente, além das notas de rodapé muito ricas em conteúdo, são 2560 páginas com sua linguagem simples porém fiel, notas de estudo explicativas.    

4# Bíblia Obreiro Aprovado

obreiro aprovadoA bíblia do obreiro aprovado, tem como foca em suas notas, o exercício eclesiástico, auxiliando em pregações, esboços, estudos. Foi feita por vários estudiosos da bíblia, um guia prático na teologia pastoral, administração eclesiástica, educação cristã e missiologia. Existem mapas nela, e também manual de diversas cerimônias, tem um foco bem pastoral mesmo, voltado ao serviço de obreiros.    

5# Bíblia com anotações A.W. Tozer

biblia-com-anotacoes-a-w-tozerAiden Wilson Tozer um importante teólogo do século XIX, pastoreou diversas igrejas e foi tido em sua época como um grande Pastor. Autor de alguns livros bem conhecidos, essa bíblia mostra fragmentos de textos de Tozer em quadros, com explicações, ensinamentos teológicos, além de possuir concordância bíblica, mapas, palavras de Jesus em vermelho, contextualizações históricas e geográficas. É uma boa bíblia de estudos também, vale a pena conferir.  

6#  Bíblia de Estudo Pentecostal

bíblia pentecostal para estudosA bíblia de estudo Pentecostal é muito conhecida no meio cristão, traduzida para o português na versão ARC (Almeida Revista e Corrigida), bíblia muito utilizada principalmente nas Assembléias de Deus, publicada pela CPAD. Texto bíblico cedido pela SBB, suas notas de estudo são voltadas ao pentecostalismo. 5 tipos de notas são encontradas nela: Expositivas, teológicas, éticas, devocionais e práticas. Contém: Esboço de cada livro, estudos doutrinários, diagramas e ilustrações, notas de referências e muito mais. Lembre-se, é sempre bom ter mais de uma bíblia de estudo, pois assim, você compará referências, comentários e tira suas conclusões, orando sempre e pedindo discernimento ao Espírito Santo. Bom, essas foram 6 opções que eu separei, claro que há muito mais bíblias, mas se vocês está pensando qual comprar, te dei aqui 6 opções, qualquer dúvida, só perguntar. Abraços!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.154 votos, avaliação: 4,90 de 5)

Loading...